Como avaliar a equalização de uma Mixagem?



Uma das etapas mais importantes de toda mixagem é a equalização. E em particular, a equalização do "todo", ou seja, da mistura de todos os instrumentos, que tecnicamente chamamos de "Mix Bus", ou "Master Fader".


Existem algumas formas de se avaliar a equalização do MixBus mas eu tenho tido melhores resultados guiando-me pela sensação que o equalizador causa no "todo".


Para ficar fácil de acompanhar, imagine que tenhamos duas fotos, uma de cada banda, ou de uma mesma banda vestindo duas roupas diferentes.


Vamos dizer que numa foto a banda está vestida de Teletubies (não sei se fica bonito, mas...). Ou seja, na foto veremos cores fortes e texturas de pelúcia. Se repararmos bem de pertinho na foto veremos os detalhes de cada fantasia de Teletubies e pequenos detalhes da postura dos músicos.


Vamos considerar uma segunda foto, onde a banda está vestida usando jaquetas de couro, no melhor estilo "Harley-Davidson", com braceletes e tudo mais. Olhando a foto veremos textura de couro, roupas pretas em contraste com detalhes metálicos prateados. Se olharmos de perto a foto veremos os detalhes de cada jaqueta e outras coisas assim.


Numa mixagem, é a mesma coisa.


Ouvindo a mix como um todo estamos fazendo algo análogo a olhar uma foto de banda.


Ouvimos as relações entre os instrumentos, as interações entre os diferentes timbres e disso temos uma sensação ou ideia geral sobre a banda: uma banda "alegre", uma banda "triste", uma banda "introspectiva" etc. São sensações subjetivas que esse "todo" nos causa.


Não está mais em pauta aqui se o violão está agudo, ou se o contrabaixo está alto demais. Mesmo que isso esteja acontecendo!


Importa a sensação que esses instrumentos estão trazendo à mixagem.


É importante termos isso em mente porque durante a mixagem, temos na ponta dos dedos todos os instrumentos em seus respectivos canais e a tendência de sair modificando tudo individualmente, ao invés de pensar no todo é muito grande.


Por isso, eu sempre recomendo: partir do mais abrangente para o menos abrangente.


Ou seja, começar equalizando o "todo", isto é, o MixBus e depois trabalhar em cada canal aquilo que ainda não foi de todo resolvido na Mixagem do MixBus. Salva esse post que essa dica é valiosa!


Falando em dicas preciosas, vou deixar um link para você que quer dar o próximo passo na sua carreira musical. Nesse link você conhecerá o nosso treinamento online em mixagem, chamado #BoraMixar, onde você será supervisionado por mim no desenvolvimento das suas habilidades de mixagem e produção musical, mesmo que você não saiba nada de mixagem ou produção musical. Mais informações no link abaixo:


http://www.ruacinco.com/boramixar


Forte abraço!1



  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

 Rua Cinco Produções | CNPJ 26,901,315/0001-01  |  R. Prof. Teodoro Vaz, 226, Belo Horizonte, MG  |contato@ruacinco.com  |  +55 31 99400-7565