Como escolher o melhor equalizador para cada instrumento?




Atualmente existe uma imensa oferta de plugins de equalização e nem sempre é fácil decidir qual o mais adequado para as nossas mixagens.


Para complicar essa situação um pouco, devo lembrar que mixagem é algo subjetivo e o que para alguns soa lindo, para outros pode soar um desastre. Mas e então, como escolher o melhor equalizador para cada instrumento presente na mix?


Uma forma eficaz de se entender qual o melhor equalizador para se utilizar em cada instrumento é fazer o seguinte:


1 - Insira os Equalizadores que você pretende usar no Master Channel


2 - Ative e desative os Equalizadores, um por um e tente ouvir o que ele causa à mixagem


3 - Tente fazer um ajuste que soe bem apenas com o primeiro equalizador que você inseriu


4 - copie essa equalização para os demais equalizadores


5 - Procure ouvir qual a sensação que cada um deles traz à mixagem, seguindo o que está a seguir:


Se ao ativar o equalizador em questão, você sentiu uma vontade ou tendência s e mover (dançar, mexer na cadeira, balançar a cabeça, balançar o corpo etc), um aumento no impacto do grave, como se o baixo tivesse ficado mais alto, provavelmente o equalizador em questão ressalta as frequências graves com mais facilidade.


Boa indicação: instrumentos graves, como bumbo, tambores, contrabaixo, sax barítono etc.


Se a sensação foi de que de repente a voz ficou muito mais nítida, que o timbre dos instrumentos está mais fácil de perceber, que o solo está soando mais vivo, então é sinal de que os médios foram reforçados.


Boa indicação para este equalizador: vozes, violão, guitarra, instrumentos de sopro, piano etc


Mas se a sensação foi de que a mixagem está soando mais ampla do que era antes, ou mesmo mais cintilante (mais brilhante), como se de repente a gente estivesse respirando melhor, isso é devido aos agudos terem sido reforçados.


Este equalizador ficaria ótimo nos pratos da bateria, percussão, vozes e tudo quanto for mais estridente.


Neste post você aprendeu um método super simples, mas bem eficiente para escolher o melhor equalizador para os instrumentos na sua mix. Se você gostou dessa dica, se inscreva na nossa lista VIP para ter acesso a condições especiais nos nossos treinamentos e muito mais!


Mas se você quiser dar o próximo passo na sua carreira musical, te recomendo conhecer nosso treinamento online em mixagem e produção musical o #BoraMixar.


Neste programa, eu te acompnharei online desde o completo zero até você conseguir entregar mixagens de excelente qualidade, prontas para tocar em todas as mídias. Quer saber mais detalhes desse programa?


Basta seguir o link abaixo.


http://www.ruacinco.com/boramixar


Um Forte abraço e até breve!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma grande diferença entre o analógico e o digital

Se você gosta ou trabalha com áudio ou produção musical, já deve ter ouvido alguém dizer que os equipamentos analógicos são muito melhores que as suas versões digitais. Não vou entrar nesse mérito, at

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

 Rua Cinco Produções | CNPJ 26,901,315/0001-01  |  31720-485, Belo Horizonte, MG  |contato@ruacinco.com  |  +55 31 99400-7565