Como soa a Mixagem antes e depois de uma Equalização

Uma das etapas cruciais de toda boa mixagem é a equalização. Eu insisto para que sempre partamos do mínimo de equalização possível e gradualmente trazer mais complexidade à mixagem, como distorção nas emulações de equipamentos analógicos.


Recentemente fiz duas lives no YouTube onde eu mixei uma música utilizando apenas equalizadores. Na primeira live, utilizei apenas o equalizador nativo do Studio One, como na imagem abaixo:


Equalizador nativo do Studio One, PreSonus ProEQ

E na segunda live, eu refiz essa mixagem utilizando somente emulações de equalizadores analógicos, buscando reproduzir os efeitos de equalização da live anterior:


Emulações do Pultec EQP-1A, Summit Audio EQF-100 e Focusrite RED 2

Ao final da primeira live, eu fiz um "A-B", ou seja, uma audição antes e depois, mostrando como era a mixagem antes da equalização e como soa após a equalização. O resultado é surpreendente, mesmo utilizando-se apenas o equalizador mais simples que existe no Studio One!


A impressão que se tem é que a mixagem está muito encaminhada, faltando apenas alguns detalhes para ficar perfeita. E este é o exato poder de uma boa equalização.


As melhores mixagens começam com uma excelente equalização, criteriosa e precisa, para em seguida serem refinadas através de compressão, reverb, gate ou automação, por exemplo.


Aliás, uma dica de mixagem super importante é primeiro, equalizar bem. E em seguida realizar as outras operações, como comprimir ou usar reverb, mas sempre de modo a não desafazer a equalização, ou seja, tendo a equalização como referencial da boa mixagem.


Se você gostou desse post, eu te recomendo inscrever na nossa lista VIP, o link está aqui abaixo nesta página. Mas se você pretende dar o próximo passo na sua careira musical e gosta desses assuntos técnicos de produção musical, te recomendo conhecer o nosso treinamento online em mixagem e produção musical.


Nesse treinamento eu vou te orientar pessoalmente para que você consiga mixar muito bem o mais rápido possível e da forma mais segura possível. Gostou da ideia? Então acessa o link abaixo para conhecer melhor este programa!!


http://www.ruacinco.com/boramixar


Quer um exemplo do que você vai aprender logo no início desse treinamento?




Um forte abraço e até breve!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma grande diferença entre o analógico e o digital

Se você gosta ou trabalha com áudio ou produção musical, já deve ter ouvido alguém dizer que os equipamentos analógicos são muito melhores que as suas versões digitais. Não vou entrar nesse mérito, at

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

 Rua Cinco Produções | CNPJ 26,901,315/0001-01  |  R. Prof. Teodoro Vaz, 226, Belo Horizonte, MG  |contato@ruacinco.com  |  +55 31 99400-7565