• Ariomester Daniel

O Que Cai no Vestibular de Música da UFMG?




Vamos falar sobre as provas do vestibular de Música da UFMG?

Como eu mencionei no post anterior, para ser admitido na Faculdade de Música você precisa passar em todas as provas de seleção. Normalmente são três, aqui no Brasil: uma prova de conhecimentos gerais (normalmente o ENEM ou Vestibular), uma prova de percepção musical e teoria e uma prova prática, para os cursos de Performance (Bacharelado em Performance - Instrumento ou Canto).

Hoje vou detalhar um pouco mais as provas do vestibular de Música Popular da UFMG.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que existe uma divisão "informal" nas universidades que oferecem Bacharelados em Música. Existem os Bacharelados em 'Música' e os que são em 'Música Popular'. Os que são simplesmente 'Bacharelado em Música' (ou em instrumento, por exemplo, 'Bacharelado em Piano; 'Bacharelado em Percussão'; 'Bacharelado em Flauta' etc) geralmente são dentro da ótica e lógica da música de Concerto (também conhecida como Música Erudita). Os cursos que são chamados 'Música Popular' são aqueles onde se estuda Música Popular.

Vou exemplificar para ficar bem claro:

1 - Piano (significa: Piano na Música Erudita) 2 - Piano Popular, ou Música Popular - Piano (significa: Piano na Música Popular)

1 - Percussão Popular; ou Música Popular - Percussão (significa: Percussão na Música Popular) 2 - Percussão (significa: Percussão na Música Erudita)

Entendido?

Uma coisa que pode te ajudar bastante a se preparar para as provas da UFMG é estudar através das provas anteriores, que estão à disposição no site: https://www.ufmg.br/copeve

Dentro do site você pode consultar as provas anteriores. Abaixo eu indiquei onde encontrá-las no site.

Como encontrar as provas do vestibular de música popular da UFMG:

1 - Ao acessar o site da Copeve, escolha a opção "concursos anteriores".



2 - Vai abrir um menu e em seguida escolha "Vestibular UFMG".



 3 - Vai abrir um outro menu e desta vez escolha "VESTIBULAR  - ENEM - HABILIDADES". As "habilidades" são as provas de Música, Dança, Artes Visuais e Teatro.



4 - Rolando a página, mais abaixo você encontrará as provas anteriores para download. Até o momento, só é possível baixar o áudio da prova de 2013, porém é possível baixar a parte escrita e os gabaritos de 2013 em diante.



É importante lembrar que só faz a prova de percepção quem for aprovado no ENEM e isso depende de diversos fatores, como a relação candidato/vaga e as notas que a UFMG considera mais importantes para quem vai fazer o Curso de Música. quem não for aprovado no ENEM, nem chega a fazer as provas seguintes e o resultado a gente encontra no site da COPEVE, porém na página inicial.

A Prova de percepção musical é feita numa sala de aula com duas caixas de som e uns 30 candidatos(as). É tocado um trecho musical e na prova está escrito o que se pede a respeito dele. Por exemplo, no áudio é anunciado "questão 3" (por exemplo) e logo em seguida toca-se um trecho curto de um solo de flauta. Olhando na prova, a questão 3 pode, por exemplo, pedir para indicar quais intervalos foram utilizados para tocar este solo e você marca a opção (múltipla escolha).

A segunda parte da prova de percepção é teoria musical e não tem áudio. Nesta parte da prova pede-se para identificar armaduras de claves, analisar harmonia e melodicamente alguns trechos musicais, identificar cifras e graus das diferentes escalas etc. Para o Bacharelado em Música e Musicoterapia: quem for aprovado nesta prova poderá fazer a última prova, que é a prova prática. O resultado desta prova é também divulgado no site da COPEVE UFMG.

A prova prática para os Bacharelados em Performance consiste na apresentação de um repertório previsto no edital do Vestibular. No dia marcado você vaia té a Escola de Música e em algum momento vão te chamar, te levar para uma sala onde estará montada uma banca com dois ou três professores do seu instrumento, que te avaliarão. Eles pedirão para você executar algumas das peças indicadas no edital, assim como fazer uma leitura à primeira vista: te mostram uma partitura para o seu instrumento de alguma música que você nunca ouviu nem tocou, te dão 30 segundos para estudar a partitura e pedem para você tocar o que está escrito. Além disso, em alguns casos, você deve tocar uma música da sua escolha, além das que estão previstas no edital.

A prova prática para a Musicoterapia consiste em cantar e/ou tocar uma música erudita de livre escolha (períodos barroco, clássico ou romântico), uma das três músicas indicadas na prova, que será revelada somente no momento da prova. E realizar uma improvisação utilizando os itens que serão pedidos e constam no edital.

Para tocar tanto a música de livre escolha quanto as que estão indicadas no edital o(a) candidato(a) pode realizá-las com ou sem acompanhamento. Para a Música Popular pode-se utilizar play-along  ou tocar por cima do playback, desde que o seu instrumento e a sua performance seja ouvido mais alto que o playback, para que você possa ser avaliado(a). Outra opção é levar um colega para acompanhar durante a prova, desde que ele(a) não esteja sendo candidato no mesmo ano que você.

Eu postei abaixo algumas imagens do edital deste ano (vestibular UFMG 2018), indicando onde está o repertório a ser aprendido e apresentado.

1 - Diferenças entre o repertório par ao curso "Flauta" (música erudtia) e 'Música Popular - Flauta" (música popular).



2 - Repertórios obrigatórios para Música Popular e Musicoterapia no Vestibular UFMG 2018. Estude todas as músicas para o vestibular que irá fazer, porque só saberemos qual a música escolhida na hora da prova e não vai dar tempo de inventar - tem que chegar tocando-a bem.



3 - Repertório para Música Popular - Vestibular 2018. Abaixo as provas específicas para cada instrumento. Toda a prova prática é realizada na mesma sala e tem duração aproximada de 15 minutos.



Resumindo.

Para ir bem no Vestibular de Música da UFMG:

1 - Estude o repertório indicado no edital. Muita gente só estuda uma ou duas músicas do repertório e acaba se dando muito mal porque se for sorteada para a prova uma música que a pessoa não estudou, a nota neste quesito será zero.

2 - Seja simples ao agir e tocar. Os professores já possuem um nível técnico tão alto que muito, mas muito dificilmente um candidato vai impressionar tocando algo complicado. Além disso, para o vestibular são exigidas peças relativamente simples e se tentar deixar complicada uma coisa que é simples, acredite em mim, vai soar mal e sua nota será bem ruim.

3 - Se puder utilizar um play-along ou se apresentar sem acompanhante, faça!! Os professores querem avaliar a sua capacidade de interpretar um repertório simples e executá-lo da maneira mais musical e profissional possível. Levar mais gente pode acabar complicando a prova por conta de montagem de instrumento, performance de outro instrumentista etc. Simplifique!

4 - Estude bastante. Quase todo mundo fica muito nervoso na hora da prova e eu mesmo quase desmaiei, acredite se quiser! Mas como eu tinha tudo (sem exceção) que estava sendo pedido no edital muito bem aprendido e tocando de cór, mesmo nervoso consegui apresentar tudo com boa qualidade e fui aprovado. #ficaadica

5 - leve partitura de tudo que você for tocar. Pode ser cifra ou partitura completa e deixe uma cópia com a banca avaliadora. Além disso causar uma baita boa impressão profissional (muito maior do que tocar fazendo mil e uma firulas), vai ajudar a banca a entender o que você está tocando e se os erros que cometer durante a prova são devido ao nervosismo ou se é por despreparo técnico. #dicadeouro

Espero ter ajudado. Este assunto é muito abrangente e estou à disposição caso queira saber mais ou tenha alguma dúvida. Escreva nos comentários ou me mande uma mensagem aqui no www.ruacinco.com!

Siga nas redes sociais:

YOUTUBE http://www.youtube.com/c/RuaCincoProducoes FACEBOOK http://www.fb.com/ruacincoproducoes INSTAGRAM http://www.instagram.com/ruacinco

Forte abraço e até breve!


Originalmente postado em https://ruacincoproducoes.blogspot.com/2018/01/5-o-que-cai-no-vestibular-de-musica.html

0 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey SoundCloud Icon
  • Grey Twitter Icon

 Rua Cinco Produções | CNPJ 26,901,315/0001-01  |  R. Prof. Teodoro Vaz, 226, Belo Horizonte, MG  |contato@ruacinco.com  |  +55 31 99400-7565