Por que usar uma Controladora durante a Mixagem?

Uma das sensações mais incríveis da mixagem é poder controlar os níveis dos diferentes instrumentos através dos faders de uma console e ir ajustando-os enquanto a música toca. A sensação de literalmente fazer parte da música é incrível mas nem sempre possível já que a maioria dos engenheiros de áudio trabalham utilizando um sistema de mixagem 100% por computador, o chamado método "in-the-box".


As DAWs (programas de gravação e edição de áudio) até trazem faders virtuais dentro de uma console virtual, mas não é a mesma coisa.


Por outro lado, comprar uma console pode sair muito mais caro do que se possa investir e a sensação de ter os faders na ponta dos dedos vai ficando distante.


Justamente aí que entram as superfícies de controle, ou simplesmente controladoras, que são um banco de faders, geralmente automatizados, par controlar a console virtual que existe dentro das DAWs. Ficou complicado? Deixa eu te explicar melhor.


Dentro de cada programa de gravação existe uma espécie de "mesa de som virtual", onde ligamos ferramentas virtuais de equalização, compressão etc. Para controlar tudo isso a gente utiliza o mouse. Olha a figura abaixo que vai ficar mais fácil de entender:



Mixer virtual do Studio One e o Plugin FatChannelXT caregando uma emulação do compressor FairChild 670


Aí que surgem as controladoras. Elas são equipamentos eletrônicos digitais que consistem de faders, encoders e botôes, para que possamos controla a mesa de som virtual acima através de teclas e faders físicos.



Faders da Controladora PreSonus CS18AI. Ao fundo, a tela o Studio One.

Movendo o fader físico, o virtual acompanha o movimento com precisão, dando a sensação de estar "dentro da música". O mesmo vale para os botões e encoders, que trazer a sensação de "ter em mãos" o controle das ferramentas de mixagem que mais utilizamos.




Legal né?


No vídeo deste post eu ajusto os níveis dos diferentes instruments bem no início de uma mixagem. Poder manipular botões e faders, sobretudo nesta parte da mixagem... não tem preço!


Falando em mixagem, se quiser saber mais sobre nosso programa de reinamento em mixagem, basta clicar no link abaixo!


É um treinamento 100% online de mentoria e acompanhamento em mixagem e produção musical. E o melhor de tudo, você pode se inscrever mesmo sem saber nada de mixagem ou produção musical. Se você está começando a mixar, ou está pensando em começar... #ficadica


http://www.ruacinco.com/boramixar


Curtiu esse post? Então se inscreva na nossa lista VIP e tenha acesso a condições especiais para os nossos treinamentos, além de muita informação sobre música e produção musical.

Forte abraço e até breve!



Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

 Rua Cinco Produções | CNPJ 26,901,315/0001-01  |  R. Prof. Teodoro Vaz, 226, Belo Horizonte, MG  |contato@ruacinco.com  |  +55 31 99400-7565