Uma grande diferença entre o analógico e o digital


Se você gosta ou trabalha com áudio ou produção musical, já deve ter ouvido alguém dizer que os equipamentos analógicos são muito melhores que as suas versões digitais.


Não vou entrar nesse mérito, até porque eu -e muita gente- acho que existem plugins que se igualam e em muitos casos superam suas versões em hardware.


Mas vamos tratar de algo que intriga as pessoas nem tão versadas em eletrônica e que muitas vezes têm a intuição de que um equipamento em hardware entrega uma sonoridade melhor que o plugin.


Ocorre que os equipamentos analógicos, assim como as suas versões em plugin (chamadas emulações) possuem um ponto ótimo de operação, para qual foram projetados. Além disso, nem sempre foi possível construir qualquer circuito eletrônico e nessa busca por um circuito que atendesse ao projeto, ocorrem ajustes que dentro do ponto de operação do equipamento são impereptiveis.


Mas se você levar o aparelho um pouco fora desse ponto de equilíbrio, esses ajustes de projeto vão se mostrando mais claramente.


No video que acompanha esse post vemos um exemplo disso no equalizador EQF-100 da Summit Audio.


Quado selecionamos as frequências de 1kHz e 1,2 kHz e aplicamos simultaneamente um ganho total e um corte toal, há uma tendência a desaparecer o corte e o ganho.


Faz sentido, pois é literalmente quase como somar +10 com -10, o resultado tem que dar zero ou perto disso.


Mas quando fazemos essa operação ajustando a largura de corte das duas frequências para "narrow", ou seja, uma largura de corte bem reduzida, ocorre um artefato interessante: há uma depressão (como um profundo vale) numa das extremidades do corte.


Ou seja, por mais que se tente somar +10 com -10, em analógico nem sempre essa conta fecha em zero.


O resultado disso é uma sonoridade considerada mais "musical" porque a esses ajustes de projetos correspondem harmônicos de ordem superior no timbre do equipamento, que trazem a sensação de "musicaidade" que tanto amamos.


Legal, né?


Falando nisso, já conhece nosso treinam,ento online em mixagem e produção musical chamado #BoraMixar?


então dá uma olhada no link a seguir


http://www.ruacinco.com/boramixar



Forte abraço!!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

 Rua Cinco Produções | CNPJ 26,901,315/0001-01  |  R. Prof. Teodoro Vaz, 226, Belo Horizonte, MG  |contato@ruacinco.com  |  +55 31 99400-7565