• Ariomester Daniel

Você consegue ouvir a diferença entre dois equalizadores diferentes?



Você consegue ouvir a diferença entre dois equalizadores diferentes?


Nesse vídeo eu comparo lado a lado dois equalizadores inseridos no Master Channel de uma mix que eu fiz utilizando apenas equalizadores.


Primeiro, eu cheguei a uma equalização equilibrada utilizando o Millennia NSEQ-2, que é um equalizador muito suave e traz uma coloração bem delicada à mixagem. em seguida, eu copiei as configurações desse equalizador em alguns outros:


Softube Summit Audio EQF-100

Pultec EQP-1A versões IK Multimedia EQP-1A e PreSonus FatChannel XT Passive Equalizer

Focusrite RED 2

Lindell TE-100


Principais características deses equalizadores:


Millennia NSEQ-2



Millennia NSEQ-2, produzido pela Brainworx/Plugin Alliance

É um equalizador muito equilibrado e delicado. Na sua configuração nativa, aplica ganho e corte de uma forma tão gradual que é quase imperceptível, porém com um resultado sensacional. Não é um equalizador fácil de operar pois exige bastante atenção e uma audição muito treinada para conseguir utilizá-lo no seu melhor: delicadamente, trazendo nuances maravilhosas para o que equaliza.



Softube Summit Audio EQF-100



Summit Audio EQF-100, produzido pela Softube

Esse é um dos meus favoritos. Esse qualizador tem uma coloração enorme devido ao circuito do equipamento em hardware. ele possui alguns truques de operação mas no geral não é muito difícil de ser utilizado. Ele permite uma equalização suave, indo até algo bem agressivo, chegando a distorcer o sinal se passar do limite de entrada, o que às vezes também traz um resultado interessante. Mesmo em doses moderadas, imprime sua sonoridade sobre o que passa pelo seu circuito e isso é o mais legal dele.



Pultec EQP-1A (versão Presonus FatChannel XT Passive Equalizer)



Pultec EQP-1A produzido pela PreSonus

O Pultec é possivelmente o equalizador mais celebrado da indústria do áudio e da produção musical. Ele é chamado "Program Equalizer" porque seu compotamento muda dependendo do nível de sinal de entrada e do conteúdo em frequência do sinal. O plugin da PreSonus consegue reproduzir essa caracaterística de uma forma um pouco exagerada, imprimindo muito mais personalidade do que seria necessário, mas que também oferece um resultado interessante, dependendo do que se está fazendo. Ele tem um grave bem forte e intenso, sendo excelente para instrumentos graves.


Pultec EQP-1A (versão IK Multimedia EQP-1A)



Pultec EQP-1A produzido pela IK Multimedia

A versão da IK Multimedia do Pultec EQP-1A, por outro lado, é bem mais suave que a da PreSonus. O grave não salta tanto à frente de tudo como no FatChannel XT e acaba que isso faz um pouco de falta no IK. Se você ajustar o grave ele terá grave, mas é de uma natureza um pouco diferente do FatChannel e por isso eu prefiro o da PreSonus. De qualquer modo, o da IK é muito equilibrado e traz o famoso circuito push-pull numa apresentação belíssima e com uma definição de alta frequências melhor que o da PreSonus.


Focusrite RED 2



Focusrite RED 2

Os plugins da Linha RED da Focusrite são agressivos. Bem agressivos e é bom ter isso em mente. Eles remontam à sonoridade dos anos 80 e 90, quando a Focusrite dominava as paradas de sucesso juntamente à SSL, ambas apostando numa sonoridade mais áspera e com muito impacto. O RED 2 é um equalizador sensacional justamente porque traz muita força ao que se equaliza com ele, mas nem sempre isso é bom porque às vezes buscamos mais equilíbrio do que força, mas de qualquer forma sempre tenho uma mandada de RED 2 pronta no meu template...


Lindell TE-100



K&H UE-100 produzido pela Lindell Audio/Plugin Alliance como TE-100

Esse equalizador é fantástico. Ele tem um monte de características super especiais que não são encontradas em outros aparelhos, principalemnte a seleção de frequência, que ao invés de ter um encoder giratório ou seletor, possui duas fileiras de botões. Numa fila você escolhe a frequência onde iniciará o corte e na outra onde terminará o corte. A largura do corte ou ganho será definida por essa escolha e isso é muito legal. O modelo original possui 13 válvulas e isso traz uma sonoridade quente, repleta de harmônicos e uma sensação musial muito legal. Comprr esse plugin foi uma das melhores ideias que tive.


Qual eu gostei mais?


Vai precisar assistir o vídeo para saber ;)


Já conhece nosso treinamento em mixagem e produção musical chamado #BoraMixar? Não, olha, se eu fose você, dava uma olhad ano link abaixo. Pode ser que tenha uma grande virada de jogo a seu favor a um clique de distância. #ficadica


http://www.ruacinco.com/boramixar


Forte Abraço!!

10 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey SoundCloud Icon
  • Grey Twitter Icon

 Rua Cinco Produções | CNPJ 26,901,315/0001-01  |  R. Prof. Teodoro Vaz, 226, Belo Horizonte, MG  |contato@ruacinco.com  |  +55 31 99400-7565